Em primeiro lugar: não compre esse produto! Existem alguns reviews na Internet sobre esse produto e todos reclamam da qualidade do mesmo (exemplo). O principal problema é a pouca durabilidade (de 6 meses a 1 ano, aproximadamente). E o principal fator para esta baixa durabilidade parece ser o aquecimento elevado do case do produto.
Realmente, com o disco ligado a temperatura é assustadoramente quente. A ventilação natural do case é péssima. Se o seu ainda não pifou, sugiro que coloque algum tipo de ventoinha ou coloque o disco sobre algum pé que aumente a entrada de ar por baixo.
O sintoma de que seu disco pifou é o LED de status ficar vermelho permanentemente. Esse status não consta no manual, mas há posts na Internet que relatam que ele existe (exemplo).
Se você quiser abrir o case desse produto, prepare-se, pois a tarefa não é fácil e dificilmente você vai conseguir voltar o produto ao empacotamento original. Sabe aqueles produtos que são montados para ninguém desmontar? Então, esse é um deles. Mas se for corajoso, vamos lá:
Passo 1: Os parafusos.
Os parafusos estão escondidos na base do case:

O parafuso 3 tem um aviso que se você estragar o lacre você perde a garantia. Vai fundo.
O parafuso 4 fica por baixo da etiqueta da base. Você vai ter que raspar a etiqueta na região do parafuso para poder acessá-lo.
Retirados os 4 parafusos passamos para o passo 2.
Passo 2: removendo a base.
Vá com cuidado, pois existem alguns encaixes plásticos na parte de trás da base (onde os fios são conectados) que você provavelmente vai quebrar...
Passo 3: Removendo a lateral
Passo 4: Removendo os dissipadores
Passo 5: Removendo a tampa
Com os dissipadores quadrados removidos você vai agora desencaixar a carcaça exterior das partes internas. Em outras palavras, você vai remover a tampa do produto. Como todos os outros passos, também esse não é lá muito tranquilo, mas agora não tem muito mistério; é só ir puxando um pra fora do outro com jeito e eventualmente usando nossa amiguinha chave de fenda pra fazer uma alavanca. O lado bom é que não existe nenhuma placa de circuito impresso com componentes expostos. Então é muito difícil de você danificar algum componente eletrônico nas incursões com a chave de fenda.
Tampa removida:
Passo 6: Lateral interna esquerda
A caixa metálica que envolve o cisco ainda está envolvida por um encaixe plástico. No lado esquerdo de quem olha para a parte de conexão dos fios (lado oposto aos LEDs; veja a foto) você vai desencaixar a peça plástica da lateral. Aqui não tem muito mistério e nem precisa fazer muita força. A foto a seguir mostra como dica a peça retirada.
Passo 7: Removendo o plástico final
Esta peça restante, agora livre de toda a parafernália plástica que a envolvia, é seu Maxtor Central Axis! Se você tiver sorte e seu disco (e eletrônica embarcada) ainda funcionar, plugue o cabo de força, o cabo de rede e pressione o botão de liga-desliga. No meu caso, após alguns segundos o LED de status ficou vermelho. Má sorte. Talvez o seu não fique com a refrigeração toda que seu Maxtor agora tem.
Boa sorte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário